quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Seja Feliz


Saber que tudo pertence a Deus é entender que estamos dentro deste pacote. Quando Deus nos faz uma promessa ele cumpre a seu tempo determinado. O maior objetivo de Deus é que sejamos felizes, alegres e realizados.
Ele deixou uma ordem, um princípio: dominar sobre a terra, sobre o mar, sobre todo ser vivente. Assim como disse: se quiserdes e obedecestes comereis o melhor desta terra.
Tem algo que lhe falta? Precisa de alguma coisa? Peça a Deus! Ele é fiel e suas obras são eternas.
Já ouviu falar que a alegria de Deus é a nossa força? Porém, há um princípio desapercebido: a alegria de Deus vem de nós fazermos a vontade dele. Esse é o motivo de sua alegria nos fortificar.
Você é feliz?
Quem é Deus para você? E o que você tem feito para provocar a alegria dele e se fortificar?
 
“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Salmos 23:1-6

Paredes e Prisões


 
Na vida somos constantemente cercados de dificuldades, aparentemente paredes e prisões. Mas, mesmos cercados, a busca pela saída deve continuar. Permanecer preso é uma questão de escolha.
Quando acredita-se plenamente na liberdade, ela chega. Muitos mantêm-se presos pelo medo de seguir em frente, outros por já ter acostumado com as paredes, mas há aquele que não desiste e persevera, esse vence.
Paredes e prisões sempre vão existir, permanecer nelas é um caminho, só não deve ser o fim. Quando estiver preso peça socorro ao que tem poder para te libertar.
Olhar para as dificuldades, ou para seu estado atual, apenas prolongará a sua dor. Quando Deus escolhe uma pessoa, ela já é mais que vencedora.
 

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.”

Atos 16:25-28

Filhos: presente de Deus


 
Toda semente plantada por Deus dará frutos sábios. Ser pai e mãe não é tarefa fácil. Educar filhos para viver e conviver em um mundo deseducado é a mais pura arte da guerra.
Todo presente sempre é recebido com muita alegria, muitas vezes, com uma dose extra de surpresa. Principalmente quando veem numa embalagem diferente.
Assim como os presentes, são os filhos, os conhecemos, educamos, acompanhamos os primeiros passos, a ida até a escola, orientamos, etc. Até que um dia eles pulam do ninho.
O papel de pai e mãe é preparar, embrulhar e presentear a todos ao redor, com uma surpresa. Pai se dedique a formar pais, mães se dediquem a formar mães.
O papel da família está abalado e reconfigurado. Filhos não crescem, pais e mães deixaram de existir. Literalmente a conotação pai e mãe, perdeu o caráter denotativo.
O que é ser pai ou mãe?
Porém, os filhos permanece sendo presentes de Deus.
 
“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”

Salmos 15:1-5

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Correntes quebradas, algemas desfeitas.


 
Bendito seja todo aquele que confia no Senhor, cuja confiança é o Senhor. Confiar a sua vida a alguém requer dois pontos importantes: ele cuida tão bem da vida dele e dos familiares dele?
Como confiar a sua vida a alguém, sem ao menos, ter plena certeza, que ele cuidará tão bem dela quanto da sua própria. Alguns preferem confiar em si mesmo, outros em quem está ao seu lado.

O único que pode cuidar tão bem de você é aquele que te criou e deu a vida de seu primogênito por amor de você.
Quem é este você o conhece? Sabes tu o nome dele?
Ele te conhece e sabe o que você precisa. Está na hora de quebrar estas correntes e desfazer essas algemas.

"Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;
Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."
Isaías 41:8-10

Alegria e felicidades


 
Um dos sentimentos mais contagiantes é a alegria junto a felicidade. O que um sorriso alegre não pode fazer senão contagiar outros a rir também, sem nem ao menos saber o motivo, ou o porquê.
Sorria mais para a vida, ao invés de reclamar. Busque motivos para sorrir. E contagie a muitos não a chorar, e se chorar que seja de alegria.
 

“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.”

Filipenses 3:1-6

Dor e Angustia


Depender de Deus em épocas de sofrimento e tensão requer um completo comprometimento. A dor e a angustia nos ensina duas coisas importantes: valorizar o tempo e os momentos alegres.

Apesar de a alegria ser força e virtude, um momento de dor parece que não vai acabar. Por mais que a dor seja necessária e imponha limites ao homem, ela também traz consequências e marcas.

Assim como a dor e a angustia chega, primeiro vem a ira, a causadora de muitos males. Ela pode durar só um momento, mas, tem um efeito devastador. Porém o favor promove o amor e junto a ele vem o perdão.

Quando a dor e a angustia bater em sua porta, diga a ela eu sou forte. E mesmo que vocês existam o amor que há em meu coração é superior a tudo isso.

 
“Exaltar-te-ei, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.
Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.
Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.
A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei.
Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio.
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.”

Salmos 30:1-12

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Quando o amor é maior que a dor


Superar, aceitar e ter paciência não tem nada a ver com o homem em si. Faz-se mais por uma questão de sobrevivência e inclusão social, do que, por qualquer outro motivo.

Mas, o verdadeiro amor lança fora todo medo, toda obscuridade da alma. Quem ama por completo tem em suas mãos a arma necessária para superar qualquer dor.

O que é mais prazeroso a dor ou o amor?

O verdadeiro amor é benigno, não tem significado, nem fim, é eterno. Distância alguma pode interromper um amor, nem o tempo, tem poder para apagar. Deus está nos céus e mesmo assim nos ama.

Qual é a distância entre o céu e a terra, se é que sabes?

Perdoar não é fácil, mas também, não é impossível. Quem perdoa vive mais, melhor, vive bem consigo mesmo. Deus nos oferece um amor puro e verdadeiro, seu amor supera tudo, inclusive as nossas imperfeições.

 

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

1 Coríntios 13:1-13

 

Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.

O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.

Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.

Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.

Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.

Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.

Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.

E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.

Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.

Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.

E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.

Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.

Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, Senhor, ao sopro das tuas narinas.

Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.

Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.

Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.

Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.

Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.

Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.

Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.

Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade.

Assim que retribuiu-me o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.

Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;

Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.

Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos.

Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas.

Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?

Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.

Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.

Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.

Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.

Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.

Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.

Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.

Deste-me também o pescoço dos meus inimigos para que eu pudesse destruir os que me odeiam.

Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao Senhor, mas ele não lhes respondeu.

Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas.

Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá.

Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.

Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos.

O Senhor vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.

É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim;

O que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.

Assim que, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,

Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.

Salmos 18:1-50