quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SIM OU NÃO?


Quantas vezes você já se deparou com uma situação, de ser o responsável por decidir algo? Nem sempre tomar uma atitude é uma tarefa fácil. Muitas vezes, requer sacrifícios, percas e uma obediência obstinada com foco em resultados.

Um SIM pode matar, destruir e roubar quando é aplicado no momento errado. Um NÃO também pode ser uma arma mortífera. Saber usa-los na hora correta e da maneira certa é fundamental para o crescimento ou renovo de uma árvore frutífera.

Lembro que quando criança, meus pais sempre podavam os galhos estragados das árvores frutíferas de nossa casa. Assim, como muitas vezes, os deixavam crescer.

O tempo do sim e o tempo do não, gera algo especial: Limites e obediência cuidadosa. Seja feliz nas suas atitudes e tenha sabedoria nas suas decisões. Suas atitudes hoje favorece ou limita seu futuro. 

“E por baixo dele havia figuras de bois, que cingiam o mar ao redor, dez em cada côvado, contornando-o; e tinha duas fileiras de bois, fundidos juntamente com o mar.

E o mar estava posto sobre doze bois; três que olhavam para o norte, três que olhavam para o ocidente, três que olhavam para o sul e três que olhavam para o oriente; e o mar estava posto sobre eles; e as suas partes posteriores estavam todas para o lado de dentro.

E tinha um palmo de grossura, e a sua borda foi feita como a borda de um copo, ou como uma flor-de-lis, da capacidade de três mil batos.

Também fez dez pias; e pôs cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas; o que pertencia ao holocausto o lavavam nelas; porém o mar era para que os sacerdotes se lavassem nele.

Fez também dez castiçais de ouro, segundo a sua forma, e pô-los no templo, cinco à direita, e cinco à esquerda.

Também fez dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; também fez cem bacias de ouro.

Fez mais o pátio dos sacerdotes, e o grande átrio; como também as portas para o pátio, as quais revestiu de cobre.

E pôs o mar ao lado direito, para o lado do oriente, na direção do sul.

Também Hirão fez as caldeiras, as pás e as bacias. Assim acabou Hirão de fazer a obra, que fazia para o rei Salomão, na casa de Deus.

As duas colunas, os globos, e os dois capitéis sobre as cabeças das colunas; e as duas redes, para cobrir os dois globos dos capitéis, que estavam sobre a cabeça das colunas.

E as quatrocentas romãs para as duas redes; duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas.

Também fez as bases; e as pias pôs sobre as bases;

Um mar, e os doze bois debaixo dele.”

II Crônicas 4:3-15

ONDE ENCONTRAR RESPOSTAS?


Tudo abaixo dos céus é notório e não há nada de novo, encontrar respostas é ir além do que se pode imaginar. Até onde você já foi para buscar respostas as suas indagações e perguntas? Em vários lugares, correto?

Mas, existe um lugar onde todas as respostas são gratuitas e sábias, existe um lugar de conforto, de refrigério, um lugar onde a verdade é quem reina. Cujo o rei sábio e seu filho: o príncipe da paz, conduz em excelência e graça.

Esse lugar existe e é puro, eu sempre busco todas as respostas que preciso com eles. E todas são respondidas.

E você quer encontrar as respostas que tanto procura?

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: (...).”

“E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”

MATEUS 15: 6, 7, 10,11

O NAVIO E BALEIA


Quantas construções humanas usam da natureza para se beneficiar. Mas, quantas ocupam espaço significativo e equilíbrio próprio para existir.

Tanto o navio, quanto a baleia usufruem de um mesmo espaço, de um mesmo canal de circulação. Porém, existe uma diferença notável, a baleia é natural ao espaço, o navio não.

Ser baleia é pertencer e usufruir dos seus bens de forma assertiva, tanto o oceano, quanto tudo o que o compõe é natural a existência da baleia, este fator não se aplica ao navio, entretanto ele não deixa de existir.

Quando pensamos em construir algo, logo pensamos em sua função e qual benefício trará. Porém, não é pensado em equilíbrio e retorno correto a vida que o gerou:  a natureza.

De quem é todo o ouro e toda a prata?

Todas as casas foram edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas foi Deus!

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:

Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.

Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.

Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.

Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.

E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.

Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.

Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.

E o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus,

Ao vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.”

Ageu 1:1-15

 

NOS TRILHOS DO TREM


Andar em linha reta parece difícil, complicado e para muitos soa como algo impossível. Parece ser mais fácil fazer curvas, pegar atalhos, pois, andar reto, é um caminhar cansativo e chato.

Logo lembro de um trilho de trem, que conduz o trem de sua origem até seu destino. Há uma coisa de especial nessa comunhão de: transporte, veículo e trilhos.

Um prepara o caminho e o torna favorável, quando pronto, o outra se movimenta sobre este, efetuando a combinação perfeita: o transporte

Ser trem, é saber que existe um trilho: Deus!

E mais que isso, transportar sobre nós a carga necessária para encher outros de vida, paz e amor. Lembre-se, os trilhos fazem curvas, mas o trem segue o seu movimentar e alcança a vitória: a ida e a volta em segurança.

Já falou com Deus hoje?

Seja trem, mas carregue consigo o amor de Deus!

“E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.”

Apocalipse 18:1-2

FÉ, ORAÇÃO E JEJUM


Em meio a total turbulência atual e cumprimento de todas as palavras e profecias bíblicas, vive-se um momento de evangelização diferente de todos os outros. A evangelização de crentes. Deixe-lhe mostrar aonde está a sua fraqueza espiritual:

Comportamentos e atitudes mundanos!

Quem é o centro de sua vida?  E o que tem sido feito para com este centro?

Pois eu trago algo da parte de Deus para você:

Tenha, fé!

Ore e jejue!

“Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.

Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.

Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.

Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.

Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.

E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.

Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;

Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;

Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;

As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;

Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;

Moços e moças, velhos e crianças.

Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.

Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado.

Louvai ao Senhor.

Salmos 148

ESPARTILHO, QUASE SEM AR


Quantas vezes, ficamos sem ar pelas pressões do mundo. As turbulências, ondulações e oscilações da vida nos coloca em um espartilho apertado, e quase sem ar, pedimos meio que socorro e uma válvula de escape.

E torcemos para que acabe logo o dia, chegue à noite, na expectativa de um dia melhor, mais calmo e tranquilo, mera ilusão, pois todos dias traz consigo as suas aflições e dificuldades.

Logo pensamos, não sou eu filho de Deus, porque tantas dificuldades. Mas, é bom compreender o mais rápido possível que junto ao trigo há o joio. Não há vitória sem batalha.

“Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?

Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

Esta é minha defesa para com os que me condenam.

Não temos nós direito de comer e beber?

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?”

1 Coríntios 9:1-7

 

ATEU


Como não acreditar naquele que lhe criou, mas acreditar naquele que nada fez, faz e fará por ti.  Isso é ignorância e ser imprudente. Já que sabe tudo sobre mim, ao ponto de ser insuficiente e perfeito, porque ainda não me viu ou subiu até mim.

Simples: não está preparado.

Oh Saulo porque me perseguis?

Verás e conhecerás a minha face, pequeno serás, mas grande em espírito!

Vai e faze tudo quando te mandei.

“E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;

E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;

E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.

E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.

E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,

E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;

Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.

E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.

E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.

E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.

E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.

Apocalipse 10:1-11

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

PEGAR UMA ONDA


Brow! Andar sobre ás águas foi um feito que somente um homem fez. Controlar elas com sua voz, que autoridade.

Quando entro no mar para surfar, lembro-me de Jesus, do poder que ele tem, da sua autoridade, simplicidade e humildade. Muitos pensam que pegar um tubo é bonito de ver, esplendido e emocionante.

Mas, há algo maior em passar por dentro d’água, não é apenas uma manobra. Pegar um tudo representa ter muitos problemas, dificuldades, barreiras e abaixar-se, guiando-se pela frecha de luz em busca da saída.

Sair de um tudo é tão prazeroso, quanto encontrar a saída em meio as problemáticas da vida.

Às vezes, as responsabilidades, sufocam, oprimem, submetem peso sobre as nossas costas, cuja vontade, é de jogar tudo para cima. Toda vez, que isso for acontecer em sua vida, “pegue um tubo”, literalmente e surfe.

Não tenha medo de cair ou escorregar, todo surfista já caiu e cai, a experiência só acontece com a prática.

Fica a dica!

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;

Mas os esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Isaías 40: 29-31

UMA BOA NOITE DE SONO


De que forma busca dormir, de lado, de frente, de buço. Como se sente melhor, mais confortável, em que posição?

Todos querem uma boa noite de sono, mas e você sabe o que é dormir, descansar?

Do que adianta morar em uma mansão, e sentir-se em uma lata de sardinha. Do que adianta está adornado de pedras preciosas, mas não ter a mais pura riqueza: o amor e a felicidade.

Ter uma boa noite de sono equivale a ter um dia feliz e saudável, então busque a felicidade nos dias e a noite sonhe.

“Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.”

Ageu 1:3-5

sábado, 7 de janeiro de 2017

UM PAR DE SALTO

Toda mulher foi criada com o propósito de ser amada, nenhuma mulher foi feita para ser um objeto, mesmo, se assim, ela se comporte. Quantas mulheres andaram de salto e abaixaram-se para vender a sua beleza?

Seu corpo é morada do Espírito-Santo, como pode ele habitar em meio a iniquidade e abominação?

Andar de salto quer dizer muitas coisas, menos venda. Não sou digno de julgá-la, nem de condená-la, mas sou digno de resplandecer a sabedoria que repousou sobre mim e ajudá-la a encontrar paz e alegria de vida.

Vender seu corpo e após sentir nojo de si mesma não é saudável, nem atrai nenhuma felicidade. Nem a produz. Felicidade não tem nada a ver com dinheiro, felicidade existe sem ele.

Se lhe usassem como objeto e não pagassem pelo produto que é você. Resultaria em felicidade ou ira? Porque? Quero lhe oferecer algo maior, algo melhor e algo mais prospero que nem olhos viu, nem desceu ao coração do homem.

Você quer isso? Acredita que sou capaz de fazer isso em sua vida?

Onde foi parar seus melhores sonhos, seus projeto juvenis? Pesadelo é o que você vive, desesperadamente buscando acordar, buscando mais um dia, melhor, um novo dia.

Você quer mudar de vida? Quer me conhecer por completo? Pois, eu estou a sua espera, o tempo necessário.

Lembre-se: enquanto muitos querem comprar seu corpo, eu quero que ele seja seu e acima de tudo que ele permaneça sendo seu.

Sabe qual é o meu nome? Digamos que tenho vários, mas o principal é Deus.

Acha ainda que não sou eu quem falo?

Há um tempo atrás conheci uma mulher como você, olha o que sucedeu com ela.

 

“Porém Jesus foi para o Monte das Oliveiras. E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério.

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois que dizes?

Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dente vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

E, tornando-lhe a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.

E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhes Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”

João 8:1-11

Eu não vim para condenar o mundo, eu vim para dar vida e vida em abundância, esse é meu dom gratuito. Não troque as minhas palavras por um salto alto, pois passarão o céu e a terra mais as minhas palavras não passaram.

 

 

 

Pedras Saltando

Quantas vezes você não se vê cercado em meio a rochas, e a sensação e que elas saltam em sua direção quando parece que a saída está próxima. E quanto mais esforça-te, maior é o labirinto, mas existe algo especial que você não tenha percebido, até agora: a alegria de crer que a uma saída.

Cultive o fruto da motivação e da esperança, não importa o tamanho do labirinto, a saída virá até você. E o nome dela é Jesus. Nome sobre todo nome.

“Resta, meus irmãos, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que podia confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tibo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a leu, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.

Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas essas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.”

Filipenses 3:1-8

Pais e mães

O que nos conduz a ser pais e mães? Qual é o propósito em construir famílias? Filhos são muitos especiais, independentemente de qualquer circunstância.

Onde estão seus filhos neste momento em pais?

Talvez esteja em uma faculdade, alguns estejam trabalhando, outros já estejam casados, muitos ainda estejam sobre seu cuidado. Mas, o que diferencia um filho bom e um filho mau?

O que torna um filho especial?

Vamos fazer uma breve comparação, digamos que cada filho seja uma joia, que você coloca num cofre especifico e o guarda sobre uma senha impenetrável, para que nada de ruim venha a danifica-la, como estratégia para protegê-la de salteadores e ladrões.

O seu propósito não é só proteção, há algo muito especial nesta ação, você não quer perder esta joia por nada, porque sabe que ela é única, verdadeira e acima de tudo, és um dos principais responsáveis por ela existir.

Só uma pergunta, você tem enxergado seus filhos como uma joia rara em sua vida? Seus filhos tem visto amor em você ou apenas o nome pai e mãe?

O amor é eficaz e ao mesmo tempo eficiente quando tomamos as atitudes corretas e passamos a pratica-lo.

Não importa onde seus filhos estejam, você jamais deixará de ser pai ou mãe, seu filho precisa de um cofre, ele precisa de você e de uma senha impenetrável: o seu amor!

“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: em que te roubamos? “Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição, sois amaldiçoados; porque me roubais a mim, vós toda a nação.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que delas vos advenha a maior abastança”.

Malaquias 3:8-10

O Chocalho

O guiso de uma cascavel é um sinal de alerta entre nós caçadores, ficamos atentos ao escutar seu chocalho. Logo sabemos, o perigo está próximo de nós, fiquemos em sinal de alerta pode estar em qualquer lugar. Levar uma picada, pode custar algo muito precioso, nossa vida.

Quantas vezes você vê um sinal de alerta e permanece inerte esperando acontecer o pior. Desperta-te, acorda-te, sai desta situação, Deus tem muito mais a oferecer. Muito mais, do que você pensa reter com esta postura.

O preço do pecado é a morte, mas o dom GRATUITO de Deus é a vida eterna.

Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR.”

Sofonias 2:3

Fogo na carruagem


Éramos muitos em meio àquela batalha, guerreiros destemidos nos enfrentavam, então um companheiro me disse: põe fogo nesta carruagem. Prefiro morrer pela nossa própria mão do que pelas mãos dos inimigos. Aquela expressão deixou-me atônito e pasmado.

Lembrei de quantas maldades já tínhamos praticado contra aquela nação e hoje o jogo estava tomando uma contrapartida poderosa. Estávamos a colher todo fruto mal plantado.

Em quantas vezes de seu dia, você não vê, ouvi ou contempla este comportamento. Onde preferi por logo fogo na sua carruagem, numa tentativa frustrada de autodestruição.

Rebelião, desobediência e pecado, são mais destrutíveis e mata aos poucos, até se consumar a morte física. Porém, as misericórdias do Senhor é o motivo de não sermos consumidos.

O pecado não prospera, a rebelião não produz paz e a desobediência é fraca o suficiente para sanar e apostatar a fé.

Deixe Deus enviar a sua carruagem de fogo, assim como fez com Elias, o profeta. Não queira pôr fogo estranho, pois terá o mesmo que os filhos de Arão colheram.

Lembre-se: essa não é a primeira vez que falo com você.

“Eles dizem: Se um homem se despir de sua mulher, e ela se ausentar dele e se ajuntar a outro homem, porventura, tornará a ela mais? Não se poluiria de toda aquela terra? Ora, tu te maculaste com muitos amantes; mas; ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

Levanta os olhos aos altos e vê; onde não te prostituiste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim, manchaste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia.

Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva tardia; mas tu tens a testa de uma prostituta e não queres ter vergonha. Ao menos desde agora não me invocarás, dizendo: Pai meu, tu es o guia da minha mocidade? Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardara continuamente? Eis que tens dito e feito coisas mas e nelas permaneces.”

Jeremias 3:1-5

CRENTE OU CRENDO?


Quantas denominações de congregações existem e passam a existir a todo momento? Várias rupturas, muitas cisões, nada a mais que divergências de opinião e profundamente níveis variados de fé.

Qual utensílio de sua casa é mais importante? Um copo, um prato, uma colher, a tv, o chuveiro, etc. Nenhum deles assume grau de importância sobre um ou sobre outro, todos eles desempenham funções apropriadas ao seu uso.

Transferindo para a visão da congregação e criando uma analogia, todos temos funções na casa de Deus, o problema delas não funcionarem corretamente está mais na forma que a usamos, querendo enquadra-las com graus diferenciados de igualdade, inferioridade e ou superioridade.

A demais, uma tv serve para assistir, um prato para colocar um alimento, um copo para beber qualquer tipo de líquido.

E você, qual é a sua utilidade?

Com certeza não é medir seu potencial com os dos demais, não existe mais abençoado ou menos abençoados, existe sim: Jesus, ele é manso e humilde de coração.

Quais características de Jesus há em você? Se não há nenhuma, deveras retornar ao primeiro amor e pedir a Deus que converta-te por completo.

Um conselho tenho para ti:

“Vós, servos, sujeitai-vos como todo o temor ao Senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau; porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.

Porque que glória será essa, “se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.”

I Pedro 2:18-20

 

A maçã

A bíblia é pura, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, que penetra entre a divisão das juntas e medulas, alma e espírito e é apta para discernir as intenções do coração.

No princípio, Deus criou tudo inclusive o homem e a mulher, assim como, tudo em todos os seus aspectos, porém, pois limites e advertências, não para submeter o homem a servidão escrava, mas sim, por amor, para que não houvesse perca com a essência, para que não houvesse desequilíbrio.

O fruto seria a maior prova que mostraria a Deus a fidelidade do homem, entretanto, foi motivo de pecado e vergonha. A bíblia não relata o nome do fruto, mas uma maça seria um excelente exemplo, não pelo caráter peculiar da fruta, mas pela sua representação como tal.

A maça é um fruto excelente em esconder a podridão de seu interior, assim como nós. Superfícies de massas e uma cor atraente é o suficiente, mas não o bastante para eliminar o pecado ou para esconde-lo.

Olhar uma bela maça, não revela nada, a não ser que você a corte para ver seu interior. Como está seu interior? O que você tem guardado em seu coração? Podridão ou vida?

A maça mais saborosa é aquela permitida para ser saboreada e não a proibida, seja sábio, fazer o que não é permitido, somente o torna menor do que já é. Seja grande: muito mais que uma aparência é um coração puro e honesto.

Como está a sua maça?

“Visto como despojaste muitas nações, todos os mais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens e da violência para com a terra, a cidade e todos os que habitam nela”.

“Vergonha maquinaste para tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma”.

“Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! “Tu, que lhe chegas o teu odre e o embebedas, para ver a sua nudez, (...)

Habacuque 2: 8,10,15